Uma coisa que notamos é que de uns tempos para cá houve uma explosão de empreendedores e startups que estão querendo criar (ou estão criando) ferramentas para agendar serviços de diversas áreas.

Mas isto não é a toa, cada vez mais as pessoas tem menos tempo para se dedicar a buscar e agendar serviços como: cuidados com cabelo e beleza, banho e tosa para pets, atendimento médico e exames, serviços e reparos domésticos.

Aplicativos para este tipo de demanda são sempre boas pedidas. É fundamental entender o público usuário, quais seus problemas e desejos, bem como, onde você quer chegar com o seu negócio para não apenas desenhar um plano, mas também, entender quais as principais funcionalidades.

Abaixo listamos algumas funcionalidades típicas de apps que são simples de usar e implementar e de grande utilidade para este mercado que se abre e se apresenta atraído pela facilidade:

  1. Geo-posicionamento: localizar o usuário cliente e os prestadores de serviço em um mapa ou em uma lista ajuda a encontrar o local mais próximo, sem muito esforço;
  2. Filtro por Preço e Recomendações: poupar o trabalho do usuário de ligar para fazer pesquisa de preço não é só uma gentileza, mas um diferencial! Medo do profissional não se cadastrar no app? Faça com que as recomendações ou opiniões dos usuários que já conhecem o profissional (estrelinhas ou termômetros) sejam peças importantes para busca, é sempre importante lembrar que não basta ser barato, tem que ser bom;
  3. Favorito: Ajudar o usuário a lembrar daquele profissional que ele gostou é sempre bom e muito simples de implementar;
  4. Google Calendar: Integração com a agenda do Google é muito importante, isto poupa tanto o usuário quanto o profissional de criar os eventos em seu calendário com suas próprias mãos.

Bom, mas isto aí todo mundo pode ter, e como está na moda, o melhor a se fazer é diferenciar seu produto/negócio com inovações e características que atraiam tanto usuários finais, quanto profissionais (ou prestadores de serviços), uma vez que o ponto crítico para qualquer ferramenta assim é o sentimento de casa vazia que pode inibir o uso e adesão do produto. Algumas demandas que o mercado pode ter e seu produto pode solucionar:

  1. Encaixe: usuário muitas vezes tem pressa e os profissionais em geral trabalham com horários apertados para atendimento e quando um cliente falta é a grande hora de “encaixar” outro;
  2. Agendamento recorrente: muitos serviços são rotinas para os usuários, como manicure, tintura de cabelo, cuidados com o pet e algumas consultas e exames, programar a frequência pode ser uma boa;
  3. Pagamento Mensal para uso semanal: Prática comum para alguns serviços, mas que gera problemas de inadimplência ou fluxo de caixa, então resolver isto para o prestador de serviço pode ajudar bastante;
  4. Agendar urgente: precisar de um serviço para hoje ou amanhã é comum, não achar horário disponível, mais ainda;
  5. Atraso/Espera: por mais que exista agenda, alguns serviços tem atrasos comuns, assim, se conseguir avisar ao usuário o tempo médio para espera, pode facilitar e alegrar a vida de muita gente.


Apesar do Boom de ideias e projetos para este tipo de produto, o mercado ainda se apresenta bastante carente de soluções e modelos que realmente atendam às necessidades do dia a dia. É evidente que quem conseguir criar algo realmente bom (do ponto de vista de negócio e funcional) terá grande vantagem competitiva e bastante adesão.