PodCast – Dicas de Parcerias Estratégicas para sua Startup

Soraya Lopes | | institucional

Em parceria com a Pluga criamos um PodCast sobre parcerias estratégicas entre Startups. Trata-se do primeiro de muitos que estamos programando para compartilhar conhecimento e apresentar os nossos parceiros.

Uma dúvida recorrente de nossos clientes e de muitos empreendedores que vemos por aí percebemos a importância de se mapear parceiros estratégicos para seu produto ou negócio desde o momento da ideação e adotar isto como um exercício contínuo.

A partir do nosso papo com o Marcus da Pluga (disponível aqui), identificamos algumas dicas que são preciosas para quem está começando ou para quem quer escalar:

  1. Busque parceiros que ajudem a validar sua proposta de valor: Tenha um produto simples e muito fácil de integrar com os principais players que podem automatizar parte de seu processo ou viabilizar funcionalidades e características de seu produto;
  2. Seu primeiros clientes são parceiros importantes: Considere seus primeiros clientes seu principal termômetro quanto ao caminho que seu produto está tomando, seja do ponto de vista funcional, seja do ponto de vista de modelo de negócio. Se manter próximo e colher feedbacks constantes é uma excelente forma de garantir isto.
  3. Busque parceiros para divulgação: além de outras Startups que atendem seu mercado com outros serviços (que podem até ser complementares ao seu), busque parceiros e ferramentas que garanta um bom número novos clientes e/ou usuários. Atrair pessoas para usarem seu produto de forma orgânica se torna um desafio muito maior que construir o produto, em um determinado momento. Por isto, invista em relações que possam te ajudar a divulgar seu negócio e sempre indique clientes para estes parceiros.
  4. Busque e foque no pequeno: é inevitável que seu produto seja integrado com grandes players (Google, Apple ou Facebook, por exemplo), pensando nisso, focar em outros parceiros que sejam pequenos te ajuda a dar velocidade e fôlego para o produto. Isto porque quanto menor a empresa, mais ágil deve ser seu processo de decisão e, eventualmente, de adequação às suas necessidades.
  5. Tenha empatia: ter uma relação próxima com o parceiro pode te ajudar a garantir novos negócios para ambos, e claro, atrair novos parceiros.

Uma coisa que uma pessoa que quer empreender com produtos digitais deve ter em mente é que quanto mais parceiros estratégicos se tem, maiores as chances de implementar e ofertar sua proposta de valor com excelência, qualidade e agilidade para mudanças e adaptações.

Acompanhe estas dicas e tantas outras no PodCast que já está disponível aqui