A Arte imita a Arte? Netflix e o suposto uso de Big Data

Soraya Lopes | | filosofando

Estaria a Netflix usando algoritmo que levanta as principais preferências de seus usuários para criar roteiro de suas séries?

Bom, é isto que sugere a matéria  Série da Netflix sinaliza auge de manipulação do público que, apesar do título que critica o suposto estudo de hábitos para criação da série Stranger Things, no texto atribui o sucesso de premiações e audiência das últimas séries da companhia a isto.

Se isto se confirmar, podemos estar diante de um grande case de uso de Big Data. Muito se diz e planeja, mas pouco se aplica no dia-a-dia das empresas. Devemos lembrar que trata-se não apenas de um grande volume de dados, mas sim, do que realmente as empresas fazem com os dados que importam ao seu negócio.

A hipótese de criar conteúdo (ou produtos e serviços) a partir de análise de consumo e nível de satisfação é recorrente em diversos planos de negócios, sobretudo no ponto de vista de vender dados e análises para empresas aplicarem estratégias ao business. Porém, no ecossistema de Startups e produtos digitais, existe pouca demanda (pelo menos consciente e disposta a pagar) para isto.

O argumento é sempre muito bom. Veja alguns exemplos de aplicação:

  1. Varejo: entender hábitos de compra e planejar promoções atraentes e assertivas, ou seja, “saber o que o consumidor quer, antes mesmo dele saber”;
  2. Medicina: entender patologias e hábitos de vida dos pacientes e sugerir tratamentos e formas de prevenir doenças;
  3. Agricultura: analisar solo, clima, culturas e como tudo isto pode ser melhor combinado para aumentar produção e retorno financeiro;
  4. Serviços: saber o que realmente o consumidor precisa, como usa e qual sua demanda para compor ofertas personalizadas que podem não apenas aumentar vendas, como diminuir demanda por suporte e atendimento.

As aplicações são inúmeras, mas qual a maturidade do mercado para isto? Por mais que estejamos engatinhando neste ponto, a forma como a Netflix pode estar criando conteúdo relevante, de sucesso e aclamado pela crítica pode ser um passo muito grande para o início da implementação massificada.

Vamos ficar de olho neste caso e no mercado, e se você tiver uma ideia sobre isto, entre em contato conosco, queremos entender como podemos ajudar você a transformar a forma como se cria e consome produtos e serviços digitais.