Quanto tempo se leva para fazer um app?

Soraya Lopes | | tive uma ideia

Todos que estão planejando criar um produto digital ou uma versão app de um já existente caem na mesma dúvida: quanto tempo se leva para fazer meu app?

A resposta depende de alguns pontos, mas se o processo de desenvolvimento for bem desenhado e as principais funcionalidades e características já estiverem definidas, fica mais fácil de se ter um horizonte.

Para ajudar a entender melhor, criamos uma lista de passos e tempo médio para desenvolvimento, caso a equipe esteja dedicada e seja de nível sênior:

  1. Layout/Design: o tempo varia de 10 a 20 dias, podendo superar, dependendo do volume de telas e se vai fazer um wireframe antes ou não. Nesta parte do processo, alinhamento e decisão/aprovação são pontos sensíveis que podem demandar mais tempo, principalmente quando se tem um número muito alto (acima de 2) de refações de tela (refação = mudanças). Para ganhar agilidade e diminuir riscos de refações, sempre sugerimos criar um conjunto de telas (de 2 a 3) e já validar identidade visual e fluxo principal, assim, as próximas telas tem mais chances de acertarem o alvo. Pode testar, por aqui nossa taxa de assertividade é bem alta por conta disso.
  2. Backend/Desenvolvimento: o tempo pode variar de 5 a 25 dias para um projeto de pequena ou média complexidade. Lembre-se que decisões sobre tecnologias e linguagens podem influenciar significativamente nisso. Para ganhar velocidade e qualidade, sempre alinhamos as APIs a serem criadas conforme as telas criadas.
  3. App/Desenvolvimento: de 15 a 60 dias para produtos de baixa ou média complexidade. Características de interface (animação, uso de elementos não nativos) podem influenciar muito neste tempo, então, é sempre importante alinhar design e programação). É importante ter em mente que este tempo normalmente é por app e por OS (iOS e Android). Caso a opção seja por um produto híbrido, o tempo pode ter apenas um acréscimo de testes em cada smartphone.
  4. Testes/QA: Normalmente de 5 a 20 dias, dependendo dos cenários necessários para teste e a velocidade de ajustes da equipe.

É muito importante não considerar apenas os tempos listados para o processo de desenvolvimento do produto, mas também os pontos de decisão, validação e possíveis ajustes. Para isto, some nos tempos listados de 5 a 20 dias em cada fase do processo. Muito? Pois é, isto depende muito da dedicação dos decisores e do alinhamento entre equipe, gestão do projeto, e as expectativas de todos.

Quer ajuda na construção e acompanhamento do seu cronograma? Então fale um pouco sobre seu projeto e concorra a descontos especiais em nosso Laboratório Gerenciando um Projeto de App.