Como o negócio influencia nas características do seu app

Soraya Lopes | | melhores praticas para seu app

Todo produto vive uma relação de mudança mútua com o negócio: ou ele deve ser desenhado para caber num modelo processual existente, ou ele altera o modelo.

Sabemos que é preciso ter um modelo de negócio para entender as principais características, regras e fluxos que farão a coisas acontecerem. Além da proposta de valor e da característica dos clientes e parceiros, a forma como se cobra, recebe, entrega e atende são fundamentais para fazer a roda girar.

Além de determinar a forma como o negócio deverá operar, tais pontos influenciam diretamente nas funcionalidades, características e comportamento do app. Por isto, listamos os mais importantes de se analisar e prever:

  1. Segmento de Clientes – entender quem vai usar e quem vai gerar a receita é importante para alinhar o Design e a Usabilidade, assim, a interface fica mais atraente e aderente;
  2. Canais – saber por onde e como o cliente adquire e efetua o pagamento influencia diretamente em três pontos cruciais: gateway de pagamento, mensageria e relatórios de compra e pagamento e regras e políticas das lojas (Apple Store e Google Play);
  3. Entrega – como o usuário vai receber o produto ou serviço? Qual canal será usado: Correios, Entrega contratada, E-mail, SMS ou no próprio app? Isto influencia não apenas nas características funcionais, como também nas integrações ou formas de controle de cada fase do processo;
  4. Comunicação – manter uma comunicação constante entre usuários e o negócio é fundamental. Como funcionalidade de seu produto, lembre-se sempre de mapear os principais e-mails ou pushes a serem enviados, bem como suas regras e conteúdo. Inevitavelmente terá que ter um servidor de e-mails para os disparos e armazenamentos, podendo ser necessário o desenvolvimento ou integração com mecanismo de envio de notificações para os devices.

Por esta razão é tão importante mapear seus principais pontos de negócio, baseados em seu modelo ou processos. Sua empresa e seu produtos devem estar minimamente estruturados e concebidos do ponto de vista de estratégia e operação.

Ter muitas dúvidas ou dificuldade para tal mapeamento é muito comum. Com estruturas enxutas e, muitas vezes, falta de experiência ou até conhecimento em áreas mais administrativas ou técnicas, os empreendedores e startups vem procurando cada vez mais ajuda se apoiando no ecossistema existente.

Se você tem uma ideia ou está desenvolvendo um produto digital, entre em contato conosco, podemos dar o devido suporte para tirar sua ideia do papel, ou, ao menos, podemos dar um palpite.

Mande para: alo@sobreapps.com.br e agende um papo!