7 Formas de Aumentar o Engajamento de seu Usuário Móvel

Soraya Lopes | | melhores praticas para seu app

Dentre outros substantivos que definem a palavra Engajamento, aderir e empenhar são os mais importantes para um produto digital. O envolvimento emocional e o compromisso voluntário são as principais consequências que devem ser buscadas e trabalhadas.

Infelizmente, obter tal comportamento não é tão simples como apenas um re-open ou uma eventual olhadela do usuário em sua home. Trata-se de algo maior:  transformar seu usuário em um cliente gerador de receitas para seu negócio.

Abaixo listamos algumas táticas eficazes que podem ser usadas para aumentar o envolvimento de seu usuário ao seu app:

  • Facilite a compra: o processo de compra deve ser o mais simples possível. Além de usar One-Click-To-Buy (forma que armazena os dados bancários ou de cartão do usuário, sem que ele precise ficar digitando a cada compra), outra coisa importante é viabilizar o maior número de formas de pagamento possível.
  • Estimule a compra: viabilizar compra por impulso é sempre um caminho certo. Incentivos de urgência com promoções temporizadas, em geral, são boas opções para compra recorrente e por impulso.
  • E-mails com link para o app: se você manda e-mails recorrentes aos usuários ou assinantes de newsletter, trabalhe com links de conteúdo que levem para seu app, em vez de trabalhar apenas com link para seu site. Isto ajuda a aumentar as taxas de instalação, reinstalação e re-visitas.
  • Proporcione conexão social: incentivar seu usuário a encontrar amigos que usam seu produto e possibilitar compartilhamento ou cooperação entre eles pode te trazer bons frutos.
  • Direcione para o app: tenha certeza que seus usuários terão uma experiência contínua dos resultados de busca do Google com o produto/serviço pretendido, isto é a chave para atrair o engajamento e receitas. Metade das pesquisas do Google hoje ocorre em dispositivos móveis, então não tem motivo para fazer diferente.
  • Facilite e ajude com instruções: o uso deve ser simples e prazeroso. Seu engajamento se inicia no cadastro, por isto, facilite a entrada com um fluxo de pouquíssimos passos. Outro ponto é que uma vez que os usuários começam a usar o aplicativo, as instruções devem estar prontamente disponíveis para guiar o processo de criação e uso.
  • Push personalizado: experimente deixar na mão do usuário a decisão de que tipo de push ele quer receber. Além de tornar hábito aguardar a notificação e a abertura do app, ele não vai se sentir perseguido ou importunado.

O engajamento móvel não é um conceito novo, mas é um que precisa ser continuamente otimizado, uma vez que adquirir uma instalação nem sempre significa que você adquiriu o compromisso. Crie e revisite sua estratégia sempre, parte de seu tempo e esforço devem ser direcionados para isto.

Quer ajuda com sua estratégia de engajamento? Mande um e-mail para  alo@sobreapps.com.br e agende um papo.