4 dicas para obter mais usuários para seu app

Soraya Lopes | | melhores praticas para seu app

A parte mais difícil de construir uma primeira versão de um produto móvel é a sua distribuição, ou, simplesmente, chegar aos seus clientes-alvo para obter uma tração sustentável.

Um dos erros  mais comuns nesta jornada é investir todos os esforços na aquisição de novos usuários, em vez de engajar os atuais que estão usando ativamente o aplicativo. A verdade é que: todo mundo quer efeito viral, mas ninguém trabalha para isso.

Para qualquer produto ou serviço, a única coisa que causa um efeito viral é o boca-a-boca, e para um produto digital, isto não é diferente. Não há embaixador melhor que aquele que já usou seu produto.

Já deu para entender para onde vamos, né? Não há dúvidas de que seu melhor canal de marketing é o seu cliente existente. O que você fez até agora que os faz trazer outros usuários para o seu aplicativo?

Vejamos algumas dicas que farão com que seus usuários comercializem seu aplicativo:

Incentive seu usuário a te indicar: o melhor exemplo deste tipo de ação é a Dropbox que realizou uma extensa campanha durante a qual você pode compartilhar o serviço no Facebook e no Twitter para obter espaço adicional. As referências aumentaram as inscrições do Dropbox em 60%. O segredo é incentivar e facilitar o compartilhamento, com links para as redes, e-mails, Whatsapp e o que mais puder usar para facilitar isto.

  • Dê um motivo e impulsione o marketing para uma melhor experiência do produto: não basta colocar um texto como “Siga-nos no Twitter”no compartilhamento, crie uma razão para os amigos de seu cliente clicarem e aderirem ao seu produto, com uma experiência ou degustação. A Dropbox é especialista nisso, dando ao usuário um aumento de 125 MB.
  • Use e abuse do conteúdo de vaidade que inspira o compartilhamento: quem faz isto melhor do que ninguém é o Runkeeper (um aplicativo que rastreia e grava seus exercícios, fornecendo dados sobre a distância percorrida e calorias queimadas, por exemplo) que permite que seus usuários compartilhem esses dados em suas redes sociais cada vez que fazem uma caminhada, andam de bicicleta ou dão uma corridinha. Acredite, é muito tentador apertar o botão de compartilhar quando se realiza um feito. Os usuários orgulhosamente ativam esta opção de compartilhamento em suas redes sociais porque os faz parecer bons entre seus amigos e colegas. É vaidade. As pessoas adoram se exibir! Imagine a publicidade que o aplicativo obtém quando os usuários postam suas estatísticas no perfil do Facebook.
  • Tenha um excelente serviço ao cliente: todo mundo fala sobre o serviço ao cliente, mas quase ninguém entende a gravidade e a importância do mesmo, ou mesmo a maneira correta de fazê-lo. O suporte ao cliente é uma oportunidade muito rara de se conectar a seus clientes em um nível emocional, então, crie oportunidades tendo um atendimento impecável e amigável.
  • O ideal é você ter essa atitude enquanto constrói seu produto e enquanto planeja seus serviços de manutenção a seus clientes. É óbvio, mas vale lembrar que os clientes felizes espalham frequentemente suas boas experiências.
  • Estas foram algumas das estratégias que vimos que mais funcionam no mercado e que, se adotadas com carinho, certamente vão funcionar para o seu app. Se você precisa de ajuda com seu produto, mande um e-mail para  alo@sobreapps.com.br, queremos saber sua história.