Crie o site do seu app antes mesmo de começar a desenvolver

Soraya Lopes | | tive uma ideia

Se você vai desenvolver um produto digital, a pergunta não é se deve ou não ter um site dedicado para isto. A questão é: em qual momento colocar no ar para iniciar o seu plano de comunicação e divulgação?

Pense assim: você precisará de um website para dar suporte ao usuário e apoio à marca (dentre outras coisas), então por que não se beneficiar de seu poder promocional antes mesmo do lançamento do app?

Listamos algunsbenefícios de ter um site logo que você tem alguns passos de seu projeto prontos (porque você precisa definir a proposta de valor e criar o design para o seu aplicativo):

1) Coleta de endereços de e-mail de usuários em potencial:

Muitos nos perguntam o que as pessoas vão fazer no site do aplicativo se ainda não houver um produto finalizado? Nosso concelho sempre é: dê-lhes um gostinho do que seu app fará com alguns screenshots (ou screenshot designs, já que você ainda não codificou nada), um ótimo pitch (use o título) e uma área para se inscrever para receber novidades.

Isso lhe dará uma indicação de quanto as pessoas estão interessadas em seu app e, acima de tudo, permitirá que você tenha uma base de clientes mesmo antes de lançamento.

2) Iniciar seus esforços de SEO:

Mesmo se você não tem muito conteúdo no início, é muito melhor do que nada e nunca é muito cedo para ter motores de busca. Certifique-se de ter um site SEO-friendly, com coisas básicas como grandes títulos e títulos otimizados para suas páginas.

Se você quiser começar a envolver os usuários em potencial em seu projeto, ter um blog também é uma ótima maneira de começar a construir conteúdo sobre o que seu aplicativo faz e seus recursos … E, assim, já dizer aos motores de busca que seu site é relevante.

3) Obter feedback de usuários em potencial e envolvê-los:

Ter um blog não é apenas para SEO, ele permite que você envolver seus usuários, e ajuda a obter feedback antecipado sobre o seu aplicativo: o seu design, as suas características.

Fale sobre como o desenvolvimento está chegando, tópicos em torno de seu mercado e começar a construir uma comunidade. Uma vez que você também tem uma lista de e-mail, você pode usá-lo para compartilhar sua postagem e manter as pessoas atualizadas.

4) Redirecionando seus amigos para um local específico:

Pode não parecer muito, mas isso é uma maneira de as pessoas começarem a falar sobre seus aplicativos. Perceba que não estou dizendo para assediar todo mundo que você conhece, mas ter um site dá credibilidade ao seu aplicativo e um lugar para encaminhar seus amigos e familiares para quando eles lhe perguntam sobre isso (ou quando você diz a eles).

5) Seu site pode (e deve) evoluir:
Se você tem certo o nome do seu app, não tenha medo de colocar um site no ar, porque ele pode mudar mais tarde! Você pode (e deve) mantê-lo em constante evolução, com: novas capturas de tela, melhorar os textos explicativos e demonstrar novas características.
O ideal é seguir 4 etapas:

  • Página Splash / Landing;
  • Página Splash / Landing e blog;
  • Site de pré-lançamento;
  • Site de pós-lançamento.

Vantagens para começar o projeto pelo website não faltam. Ter um espaço para seu aplicativo é definitivamente um elemento-chave de seus esforços de marketing.

Você já tem uma ideia de app e quer começar seu projeto? Entre em contato conosco via  alo@sobreapps.com.br e agende um papo! Podemos te ajudar a criar seu site e estruturar seu produto para garantir seu sucesso.