As 5 forças de Porter para seu app

Soraya Lopes | | tive uma ideia

As cinco forças de Porter é uma excelente ferramenta para analisar o nível de competitividade do seu negócio no mercado. Isto é fundamental para identificar seu posicionamento no seu nicho de atuação, e a partir disso, criar estratégias para atrair a preferência do público-alvo.

O instrumento é um modelo para análise de competitividade de ambiente externo, criado por Michael Porter na década de 70. O método ajuda a compreender as forças rivais de um negócio ou produto, ajudando a entender o grau de atratividade de um setor da economia e a identificar quais os principais fatores de interferência na competitividade.

Para ajudar a entender melhor, descrevemos abaixo as Cinco Forças, confira:

Força 1: Rivalidade entre Concorrentes: trata-se, talvez, da mais importante das forças, é responsável pela análise da atividade e agressividade dos concorrentes diretos ao negócio e/ou produto. Deve-se focar naqueles que comercializam produtos e serviços iguais ao seu, buscando compreender todas as características, de funcionalidades à operação do negócio.

Força 2: Barreiras à entrada de Concorrentes: aqui a análise passa pela ameaça da entrada de novos players e identificar quais seriam as possíveis barreiras no mercado que poderiam barrar, bem como, o poder de reação das empresas já estabelecidas.

Força 3: Poder de barganha dos Compradores: define-se como a capacidade de barganha dos cliente para com as empresas do mesmo ramo. Está diretamente ligada ao poder de decisão dos consumidores sobre os atributos do produto, sobretudo, quando à sua qualidade e preço. Os compradores possuem poder se: os produtos não possuem diferenciação entre si, as compras são de grande volume, as margens são estreitas e o comprador pode decidir por fabricar o próprio produto.

Força 4: Poder de barganha dos Fornecedores: existe este poder quando o mercado é dominado por uma quantia escassa de fornecedores, os produtos são exclusivos ou diferenciados e o custo para realizar a troca de prestador é muito alto.

Força 5: Ameaça de produtos ou bens Substitutos: são os produtos que não tenham as mesmas características que o seu, mas conseguem suprir a mesma necessidade. É importante saber que, em geral, aparecem em nichos extremos e tendem a se estabilizarem em todo segmento.

Se está criando um produto digital, use este instrumento para fazer análises e cenários, logo após a determinação de sua proposta de valor e de seu modelo de negócio. Assim, seu estudo poderá ser muito mais rico, buscando entender e definir como será a forma que você deve posicionar seu produto no mercado, como pode enfrentar concorrências e saber como se relacionar com fornecedores e consumidores.