Teste A / B é um método de comparação de duas opções e a escolha da que oferece os melhores resultados. A lógica por trás disso é muito simples, pois considera a opinião de forma subjetiva como a melhor maneira de descobrir como o público interage com uma funcionalidade e após observar, trabalhar isto de forma quantitativa.

A melhor forma de fazer isto é dividir o público em grupos iguais, para que possam usar diferentes variações de um elemento. Cada grupo representa todo o público e se comporta como um usuário médio. Como resultado, é possível observar se um usuário se inclina para a opção 1, 2 ou 3 (em caso de teste multivariável). A ideia é aplicar o desenho com melhor desempenho entre os usuários.

É preciso ter em mente que não é apenas para páginas web ou aplicativos que você pode aplicar o teste. Perguntas como: Qual nome promove melhor o produto?
Qual CTA (Call To Action) recebe mais cliques? Quais screenshots que convertem mais usuários nas lojas de aplicativos?

Para responder a estas perguntas, você testa cada passo – desde a aquisição até a conversão para compra – e otimiza seus elementos, sempre que possível.

Qualquer teste deve ser iniciado com hipóteses maduras sobre aquisição, uso e conversão de vendas e outras que pretende ter com o produto. Após isto, o importante é estabelecer metas claras:

  1. Avaliar um produto: um teste de pré-lançamento permite ter uma visão inicial de como será o comportamento frente ao produto. Para isto, usa-se elementos de página/tela para teste A/B e determina melhor o que tem melhor desempenho entre os usuários;
  2. Aumentar taxa de conversão de um App:  é possível alcançar através da adição de vídeos, mudança de ícones ou screenshots, adicionando CTA e prova social para uma descrição, localizações, etc.
  3. Validar um novo canal de tráfego: Com o teste A / B, é possível ver como as pessoas provenientes de novos canais de tráfego interagem com o conteúdo e quais os elementos que os envolvem mais;
  4. Entender o  posicionamento do produto: O produto não muda, mas o posicionamento sim. Antes de reposicionar um produto, é fundamental entender se os usuários realmente recebem e entendem a nova mensagem;
  5. Analisar diferentes segmentos de público: Com o teste A / B, você pode executar experiências para analisar não apenas os elementos da página, mas também sua audiência. Neste caso, o teste diz como você se conecta com o público-alvo e ajuda a otimizar a mensagem de uma página/tela.

 

Como vimos, teste A / B serve não apenas para determinar algumas características e comportamentos do produto, mas também, para entender quais os principais canais, segmentos de usuários, formas de conquistar e fidelizar. Vale muito a pena investir nisso, a sua taxa de sucesso cresce exponencialmente e sua confiança também.