Um pouco mais sobre teste A/B – Ciclo de testes

Soraya Lopes | | melhores praticas para seu app

Teste A / B é um processo que pode ser entendido como um ciclo. Ele se inicia com um elemento e depois se repete novamente. Cada novo ciclo lançará uma nova descoberta ou trará novas respostas.

Assumindo o teste A/B um processo contínuo, o fluxo ideal de trabalho de teste do seu aplicativo deverá ser desta forma:

  1. Pesquisa e brainstorming – Neste momento, define-se o que se quer testar e quais são seus objetivos principais;
  2. Determine suas variantes – Após a formulação de hipóteses e identificação dos elementos que pretende testar, é fundamental criar suas variações;
  3. Execução do teste – Agora, é preciso identificar e dirigir seu público para duas variações de uma página;
  4. Analise os dados e leia os resultados – Aqui se olha como as pessoas interagem com as páginas e suas variações;
  5. Aplicar o vencedor – Uma vez com um vencedor, é possível implementar mudanças ou usá-lo como ponto de partida para os testes seguintes;
  6. Executar testes de acompanhamento – É importante lembrar que otimização de conversão é um processo contínuo e um teste apenas não pode mudar os resultados. Continue executando testes mesmo que já esteja feliz com os resultados. Sempre há espaço para crescimentos e melhorias.

 

O melhor cenário seria obter resultados significativos na primeira tentativa. Porém, é comum pode enfrentar uma situação em que novas variantes mostram pouca ou nenhuma diferença. Há sempre razões específicas para isso, incluindo: mudanças minúsculas, pesquisas precárias, metas mal definidas ou incorretas. Atentar-se a estes pontos ajuda a alcançar melhores resultados.

Claro que no dia a dia a correria acaba diminuindo não só o tamanho do esforço da equipe para isto, mas também, a atenção geral. Jogar no escuro é muito mais arriscado que investir um tempo para que estes testes sejam realizados e a excelência no UX/UI e conversão sejam devidamente alcançados. Ter rigor e disciplina para uma análise periódica pode salvar o rumo e o barco todo.