Transformando APIs em produtos

Soraya Lopes | | inovação

É importante saber que um programa de  API efetivo deve ser enraizado na estratégia de negócios abrangente de uma organização e contribuir para seus objetivos maiores. Para definir um programa de API neste contexto de alto nível, há três questões importantes para responder:

1. Por quê? – Por que queremos expor APIs através de um programa de API?

Em primeiro lugar, é preciso saber que core business da organização é valioso. Uma API é um canal para fornecer novos tipos de acesso ao valor existente que uma organização fornece. Do ponto de vista do cliente, os usuários da API devem estar preparados para pagar por isso, e tenha em mente que o valor está no efeito da chamada e não na própria chamada.

2. O quê? – O que queremos alcançar com o programa de API?

Pergunte-se o tempo todo: o que queremos alcançar com o programa API? Examine o programa API e sua estratégia associada como parte da estratégia comercial mais ampla. Aqui, pode ser útil reverter e analisar a teoria mais geral da estratégia, e como a visão interna e a visão externa informam as táticas que definem uma estratégia.

3. Como? – Como devemos projetar o programa de API para conseguir isso?

Tenha um plano e um modelo de negócios! Assim, será mais fácil traçar tudo sobre implementação e execução. Um plano deve consistir em: um roteiro de desenvolvimento claro, um compromisso com recursos e versões e regras de engajamento definidas. Um roteiro claramente articulado é fundamental para aumentar a confiança do desenvolvedor na API. Deve conter negócios, bem como elementos técnicos.

É importante ser muito claro sobre como uma API irá interagir com um modelo de negócios para:

  • – Trazer o foco de uma API para a organização, o que impulsiona decisões para assumir compromissos a longo prazo e alocar recursos suficientes;
    – Definir a funcionalidade de uma API no produto;
    – Buscar entendimento sobre os papéis e responsabilidades dentro de uma organização – Quem retém quais partes do valor gerado pela API? O que os usuários das APIs ganham? Como esse equilíbrio com o que o provedor da API ganha?

Para determinar seu modelo de negócio, concentre-se em entender como uma API pode ser aplicada para suportar negócios existentes e qual é a API certa para o seu modelo de negócios. Mesmo nos casos em que as APIs promovam novos negócios, elas geralmente o fazem alavancando os recursos ou conhecimentos existentes de novas maneiras.